3.3.10

Pilim

Pais e Encarregados de Educação há que não merecem a atenção que os professores e, principalmente, os Directores de Turma dispensam aos seus (des)educandos indisciplinados.
Demitindo-se da educação dos mesmos, têm o descaramento de se mostrar surpreendidos com aquilo que consideram a excessiva procupação dos docentes. Não têm a noção de que grande parte da carga de trabalho de um Director de Turma se resume à dedicação à minoria de alunos desrespeitadores e cábulas, quando esse tempo poderia ser dedicado ao acompanhamento daqueles que realmente estão interessados em aprender.
Salvo excepções, a escola não é tão má como a pintam. O que existe é uma minoria de alunos que, pelo agastamento que provocam, pelo tempo que roubam, pelo trabalho que dão, fazem parecer a escola má e, por vezes, um lugar onde se faz tudo menos ensinar, preocupação que devia ser a principal.
Não sei que soluções podiam ser postas em prática, mas a verdade é que me parece que a irresponsabilidade e o desrespeito não deviam ser compensados com maior atenção, mas com responsabilização e penalização construtivas. Os alunos merecem ajuda quando têm dificuldades de aprendizagem e, no entanto, a escola vê-se obrigada a ocupar o seu tempo, a grande, se não a maior parte do seu precioso tempo, a resolver problemas relacionados com alunos literalmente mal-educados, em vez de o ocupar a prestar apoio aos que, interessados, apresentam dificuldade em aprender.
Quem sabe sanções pecuniárias aos pais e Encarregados de Educação resultassem? Afinal, não é por tal castigo que as massas colocam o cinto de segurança? Que estacionam correctamente? Que pagam impostos? Que vão cumprindo a lei? Não é com medo de ficar sem o precioso pilim? Ou será por inocente respeito?
Não estariam mais atentos os progenitores aos erros das suas crianças se em vez de mais um recado nas cadernetas, um aviso de faltas nas caixas do correio ou a comunicação de uma suspensão, se subtraissem uns trocos aos seus bolsos?
Talvez não...

Nenhum comentário: